O exame de glicose na gravidez serve para identificar uma possível diabetes gestacional e deve ser feito entre as semanas 24 e 28 de gestação, mesmo quando a mulher não apresenta sinais e sintomas indicativos de diabetes, como aumento exagerado do apetite ou vontade frequente de urinar, por exemplo. Em amostras de urina de homens a presença de espermatozóides pode indicar espermatorréia, uma das causas de infertilidade masculina.
Si estás en riesgo promedio de padecer diabetes gestacional, probablemente te hagan un análisis para la detección de diabetes gestacional en algún momento del segundo trimestre, generalmente entre las 24 y las 28 semanas de embarazo.
A diabetes é uma doença que ocorre quando o organismo deixa de produzir o hormônio chamado insulina, responsável pela conversão do açúcar - ou glicose - que ingerimos em energia, a qual é necessária para o bom funcionamento das células dos músculos, tecidos e cérebro
O diagnóstico do pré-diabetes e do diabetes pode ser feito através dos seguintes exames: Exame de glicemia em jejum (pré-diabetes ou diabetes): É o mais utilizado para diagnosticar o diabetes. O exame para diabetes gestacional, também chamado de TOTG, é feito entre as semanas 24 e 28 de gestação seguindo estes passos: A gestante deve ficar de jejum por cerca de 8 horas.
Se a paciente tiver uma glicemia em jejum menor que 85 mg/dl e não apresentar nenhum fator de risco para diabetes gestacional, nenhuma outra pesquisa adicional é necessária, a não ser que ao longo do curso da gravidez surjam indícios de diabetes gestacional. Vamos apresentar aqui as orientações da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) que são as mesmas da International Association of Diabetes in Pregnancy Study Group (IADPSG).