Briófitas e pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos - INDAGAÇÃO

Saiba 3 diferenças entre Briófitas e Pteridófitas!


As briófitas são o primeiro grupo de plantas, consideradas como as mais simples entre as quatro subdivisões do reino. Por conta disso, elas são as primeiras a serem estudadas. A partir delas, conseguimos observar a evolução dos próximos seres, identificando o surgimento de características importantes, como os frutos, as sementes e as flores. Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais. No entanto, elas também têm diferenças importantes. A principal delas é a presença de vasos condutores. Além disso, as pteridófitas apresentam tecidos verdadeiros, algo que não é observado nas briófitas. Por fim, outra diferença marcante é a dominância da fase esporofítica, no caso das pteridófitas. A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes. Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?



Uma briofita e uma pteridofita apresentam em comum apenas - As plantas compõem um dos maiores reinos de organismos vivos (Reino Plantae) e ocorrem em quase todas as regiões do mundo. Das alternativas abaixo, qual contém as características que distinguem as plantas dos outros organismos?


O que são Pteridófitas? (Exemplos)

Exercícios de Pteridófitas com Gabarito

Os principais representantes das briófitas são os musgos, enquanto as pteridófitas mais conhecidas são as samambaias e as avencas. - As briófitas não apresentam tecidos verdadeiros! Como assim? É isso mesmo! Enquanto as pteridófitas possuem tecidos de sustentação e suporte, que formam as raízes, o caule e as folhas, as briófitas possuem rizoides, cauloides e filoides.


Agora, chegou o momento de conhecer as principais características das briófitas. Mantenha o que foi dito no tópico anterior em mente, mas, neste momento, foque apenas em compreender a estrutura do grupo de plantas que estamos estudando hoje. Certo? Observando com calma, um jardim mágico e tranquilo como essetem muito mais do que apenas verde. Pode até ser difícil de perceber, mas há muitas diferenças entreas plantas. Nesta lista, vamos ver quais são as principais diferenças entre Briófitase Pteridófitas que você tem que saber se quiser se dar bem no vestibular! 08. (UFRGS-RS) Percorrendo uma trilha em uma floresta úmida do Sul do Brasil, um estudante encontrou duas plantas pequenas crescendo sobre uma rocha. Observando-as, concluiu que se tratava de um musgo (Briophyta) e de uma samambaia (Pteridophyta). As plantas, assim como todos os demais seres vivos, possuem ancestrais aquáticos e desta forma sua história evolutiva encontra-se relacionada a ocupação progressiva do ambiente terrestre.


Lembre-se de que a Botânica é uma das áreas que mais caem nas provas de vestibulares e que, portanto, é essencial ter tudo na ponta da língua! Questão 3 (CEFET-MG- ADAPTADA) As samambaias e as avencas são tipos de pteridófitas mais comuns que se reproduzem por meio de alternância de gerações. No seu ciclo reprodutivo, a geração verde, duradoura e assexuada é a(o): As briófitas são plantas criptogâmicas avasculares que podem ser muito úteis para o homem. A formação de "tapetes" de muitas espécies promove a absorção e retenção de água e uma diminuição no impacto da gota da chuva. Várias espécies habitam as margens dos rios, absorvendo a água e retendo partículas do solo em suspensão. Existem espécies que têm a capacidade de concentrar metais pesados, como o mercúrio, outras, de reter poluentes do ar. No Japão, foi identificada uma espécie que se desenvolve apenas em água poluída. Existem espécies de briófitas que servem ainda de alimento para alguns mamíferos, pássaros e peixes, e que podem ser usadas para fins medicinais, entre outras finalidades. "Ciência Hoje", , , junho de 1993 [adapt. ] Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as Briófitas: Os seres vivos pertencentes ao Reino Plantae são designados de vegetais.


Vamos lá! As Pteridófitas são um grupo de plantas caracterizado por ter vasos condutores de seiva e não ter sementes. As samambaias são as principais representantes e elas são compostas de folhas, raiz e um caule que se modifica em rizoma. Elas são o primeiro grupo de plantas a apresentarem vascularização, ou seja, vasos condutores de seiva. Também por isso, podem receber o nome de Traqueófitas. Cada um deles tem características bem particulares, normalmente mais estudados pelos biólogos e estudiosos dessa área. Para nós, que estamos lidando com o conteúdo do ensino médio, basta conhecer os musgos, tudo bem? As Pteridófitas são um grupo de plantas caracterizado por ter vasos condutores de seiva e não ter sementes. As samambaias são as principais representantes e elas são compostas de folhas, raiz e um caule que se modifica em rizoma. Leia nosso Resumo e faça os Exercícios de Pteridófitas. Conhecer bem as características e particularidades das briófitas é essencial para que possamos, assim, passar para o próximo grupo de plantas e dar continuidade aos estudos.


Desse Reino, fazem parte diferentes grupos de plantas com características morfofuncionais específicas. Uma dessas características é a de apresentar, pela primeira vez, vasos para condução de nutrientes. Na evolução das plantas, os primeiros vegetais a apresentar a característica citada acima foram as De modo geral, briófitas e pteridófitas compartilham várias semelhanças, como o porte mais reduzido (elas não costumam crescer tanto) e a ausência de flores, frutos e sementes. Essa última característica, inclusive, faz com que elas sejam classificadas como plantas criptogramas. Calma, não precisa ficar desesperado! Nós estamos aqui pra deixar tudo mais fácil pra você!Vamos começar só relembrando: os principais representantes das briófitas são os musgos, enquanto as pteridófitas mais conhecidas são as samambaias e as avencas, muito comuns em vasos enfeitando a casa. Conseguiu imaginá-las? Então vamos lá! 13. (Mack-SP) No seu ciclo de vida, os vegetais apresentam alternância de gerações como padrão. Nesse tipo de ciclo, a fase gametofítica produz gametas, e a fase esporofítica produz esporos.


Para que isso pudesse acontecer algumas características foram selecionadas e dentre elas podemos destacar: I - Sistema vascular II - Esporófito dominante III - Filoides IV - Esporófito não ramificado São características próprias de pteridófitas e briófitas, respectivamente: Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos? 9. (Ufscar-SP) Considere as seguintes características: I. presença de tecidos de condução;ll. presença de raizes verdadeiras; Ill. dependência da água para a fecundação; IV fase esporofitica predominante. Uma briófita e uma pteridófita apresentam em comum apenas: a)IV. b)lll. c)l e lll. d)ll e lll. e)l,ll e lV. Como vocês já sabem (ou deveriam saber), na reprodução das plantas, há uma alternância de gerações,com uma fase gametofítica (n) e uma esporofítica (2n). Nas plantas, uma destas fases tem uma dominância sobre a outra. Mas não precisa se desesperar e não há razão para temer esse conteúdo! Com calma e paciência, tudo vai ficar bem e você verá que as plantinhas não são um bicho de sete cabeças. Vamos começar os estudos sobre o assunto? Respire fundo e separe o que for necessário para dar início às suas anotações.


No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais. As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo evolutivo, as seguintes características dos vegetais: Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a evolução das plantas. O critério que corrobora a hipótese evolutiva, a mais aceita atualmente, utiliza a dependência da água para que possa ocorrer o processo de fecundação. Sobre esse processo, é correto afirmar que A coluna da esquerda, abaixo, lista quatro grupos de plantas atuais; a da direita, características desses grupos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1. Briófita ( ) plantas avasculares que apresentam rizoides 2. Pteridófita ( ) plantas sem sementes que apresentam esporângios 3. Gimnosperma ( ) plantas com estróbilos que apresentam sementes nuas 4. Angiosperma A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem