Atividades de artigos definidos e indefinidos para Imprimir

Artigo de Opinião: aprenda como fazer, estrutura ideal e exemplos


O método científico é um dos conceitos chave aqui. Trata-se do elemento mais importante para os pesquisadores. Trata-se de um aglomerado de procedimentos que criam o chamado conhecimento científico. O avanço da ciência implica no afastamento de conceitos esotéricos. Isto é, não só publicações científicas, mas toda a ciência é baseada em procedimentos técnicos que são aceitos por autores respeitáveis. Não basta seguir a estrutura de um trabalho científico. A metodologia certa deve estar presente. Como mencionamos, você não é só um autor. Os estudantes que fazem essas pesquisas não devem se ver como escritores. Eles devem se ver como um pesquisador. E um pesquisador produz um trabalho científico. O mercado atual busca por inovação, tanto em produtos como em modelos de gestão. Em muitos casos, essas gestões, com proposta autoconfiante, ditam novos costumes e podem servir como exemplo para outras organizações. É perceptível, portanto, que a conclusão do artigo de opinião das autoras repete resumidamente a linha argumentativa desenvolvida no texto. Em seguida, a tese é reiterada, agora comprovada Todas essas são expressões da violência obstétrica, uma forma silenciosa e perene de violência baseada em gênero. Outro fator que você encontra no artigo de opinião é a presença de verbos no imperativo, isso é, ordens e instruções, como faça, experimente, tente, não se engane. Tudo isso favorece o processo de argumentação e introduz uma tática de persuasão.



Auxiliar de logística: o que faz, salário e curso - Segundo José Carlos Rothen, professor do departamento de educação da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, todo texto acadêmico deve ter a mesma estrutura, que é introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos ver como isso se aplica no nosso tema.


Plano de negócios gestão de recursos humanos - Como nos últimos 30 anos encarceramos quase nove vezes mais, e as cidades brasileiras tornaram-se muito mais perigosas, não é preciso ser criminalista com pós-graduação na Sorbonne para concluir: prender tira o ladrão da rua, mas não reduz a violência urbana.


Qual a estrutura do artigo de opinião?

Videoaula sobre artigo de opinião

Frases como "lugar de bandido é na cadeia", "tem que acabar com benefícios que encurtam penas", "vamos reduzir a maioridade penal" e, principalmente, "preso precisa trabalhar para pagar os custos da prisão" soam como música aos ouvidos da sociedade acuada pela violência. A essa altura você já sabe sobre o que vai escrever. Agora, tudo começa com pesquisa. E não se trata necessariamente da pesquisa sobre o assunto em si, mas de fatores que vem antes disso. Por exemplo, as palavras chave que vão estar presentes. Essa é uma pesquisa importante que muitos estudantes passam por cima. Saber qual a fonte do texto a ser usada também é importante. Isso e as normas gerais de formatação e estrutura do trabalho. Argentina e Bolívia também avançaram em legislações para proibir a violência obstétrica estar livre de violência baseada em gênero deve incluir a violência obstétrica. É preciso avançar rapidamente neste campo, seja pela via legal ou pela transformação dos costumes e práticas. A legislação boliviana menciona 'violência contra os direitos reprodutivos': se devidamente interpretada, a criminalização do aborto ou os maus-tratos sofridos pelas mulheres em processo de abortamento nos hospitais são formas de violência obstétrica. Meninas e mulheres forçadas, involuntariamente, ao parto e à maternidade são casos de violência obstétrica.


A peça chave para um gerenciamento satisfatório e a garantia de um desenvolvimento alinhado é a gestão, a estratégia e o comprometimento do setor de Recursos Humanos. É fato que, quando o RH é bem estruturado dentro das organizações, os resultados são surpreendentes. As escolhas das estratégias corporativas precisam seguir lado a lado com os planos desenvolvidos com o RH. Assim, a gestão de pessoas continuará a evoluir para se adaptar às necessidades das organizações. Em 1989, quando comecei a atender doentes nas cadeias, havia no Brasil cerca de 90 mil presos. Hoje, temos ao redor de 800 mil, a terceira população carcerária do mundo. Não é verdade que prendemos pouco. O problema é que mandamos para trás das grades pequenos contraventores e deixamos em liberdade facínoras com dezenas de mortes nas costas. Apesar de serem exemplos simples, definem muito bem o que não se deve fazer em artigos de opinião. Simplesmente expor o ponto de vista, sem nenhuma defesa adequada. Você deve dissertar sobre o assunto e deixar claro que tem um ponto válido. Confira abaixo um modelo mais adequado: A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos.


Veja como é a conclusão do texto de Débora Diniz e Giselle Carino: Quando o tema trabalho científico surge, é possível que alguns façam uma confusão entre termos. Estamos falando de trabalho científico e trabalho. A verdade é que o primeiro é um tipo de trabalho. O que não quer dizer que todo trabalho é um trabalho científico. Lembre-se que um trabalho científico é diferenciado pelos métodos utilizados. Em especial, pela implementação do método científico. Quando trancamos 30 homens num xadrez com capacidade para receber menos da metade, como acontece nos Centros de Detenção Provisória de São Paulo e em quase todos os presídios do país, os agentes penitenciários perdem a condição de garantir a segurança no interior das celas. Você também pode contribuir com a pesquisa para que os artigos tenham a sua cara no final. Pode sugerir palavras chave. Inserir nota de rodapé própria. Inserir notas de rodapé próprias. Oferecer fontes para a pesquisa. Explicar os autores que podem ser mencionados ou não. Oferecer exemplos de referências bibliográficas. Ou até determinar as referências bibliográficas. Enfim, tudo o que você acha que vai contribuir para a estrutura do texto final.


atividades artigos definidos e indefinidos


Escritora de artigos para blogs de tecnologia, jurídicos, moda, saúde e educação. Graduada em Direito, pela UNIRB, mora em Salvador-Bahia, possui ampla experiência em redação de artigos educacionais. Trata-se da estrutura padrão em textos predominantemente dissertativo-argumentativos. O autor precisa, dentro dessa lógica de estruturação e organização, apresentar ao leitor o tema e a tese a ser defendida, expor os argumentos e dissertar sobre eles trazendo dados, informações ou fatos, e, por fim, trazer uma reflexão final ou mesmo uma proposta de resolução do problema apresentado ao longo do artigo. O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem