Puberdade precoce: exames para detectar o problema - Crescer

Quais exames para detectar puberdade precoce?


Para os meninos, a condição é associada ao aumento do volume testicular de modo progressivo, o que acarreta no crescimento do comprimento e volume peniano. Pelos pubianos também aparecem, mas inicialmente na base do órgão reprodutor. Mais tarde, observa-se que eles vão se distribuindo por uma área maior e engrossando. Em situações em que um tumor adrenal seja suspeitado, lembrar que o sulfato de dehidroepiandrosterona é um excelente marcador, com níveis muito elevados. Tumores feminizantes de adrenal, que poderiam ocasionar PPP isossexual em meninas, são extremamente raros. Tumores produtores de gonadotrofina coriônica (hepatoblastoma, germinoma) são detectados pelos elevados níveis desta glicoproteína e, com certa freqüência, elevação de a-feto-proteína, um marcador tumoral. Gonadotrofinas basais a avaliação de níveis basais de LH e FSH passa pela análise das técnicas empregadas em sua dosagem: os primeiros ensaios usavam anticorpos policlonais em técnicas de radioimunoensaio (RIE), o que não contribuía para uma boa sensibilidade e especificidade. O desenvolvimento de novas técnicas de dosagem, utilizando ensaios imunorradiométricos (IRMA), modelo de ensaio não competitivo onde o componente radioativo é o anticorpo e não o antígeno, abriu caminho para sistemas de dosagem em que marcadores não radioativos começaram a ser utilizados. Os ensaios imunofluorométricos (IFMA) utilizando marcadores fluorescentes como metais raros e os ensaios imunoquimioluminométricos (ICMA) que utilizam marcadores que produzem um sinal quimioluminescente passaram a ser empregados. Esses métodos utilizam uma técnica "em sanduíche" que melhora a sensibilidade e a especificidade das dosagens, utilizando dois anticorpos monoclonais, cada um dos quais reconhece uma sub-unidade gonadotrófica específica. As faixas normais das gonadotrofinas dependem do ensaio utilizado e, por conseqüência, nenhum valor específico é diagnóstico em todos os casos.


Puberdade precoce exames - Quando começa antes dos 8 anos, especialmente no bebê, ela pode ser causada por algum tumor e o tratamento pode ser feito com medicamentos bloqueadores hormonais, podendo ser preciso fazer radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, pois assim é possível prevenir algumas complicações como distúrbios psicológicos, baixa estatura na idade adulta e a gravidez precoce, por exemplo.


A BEM DA VERDADE, O DIAGNÓSTICO da puberdade precoce é clínico e baseia-se em dados populacionais que nos permitem estabelecer limites (necessariamente imprecisos já que se trata de um fenômeno biológico e não matemático) de normalidade. A abordagem laboratorial em presença de um diagnóstico de puberdade precoce permitirá caracterizar se o processo tem origem central ou periférica (puberdade precoce central ou verdadeira - PPC - no caso em que o processo segue as vias normais de estimulação puberal ou pseudo-puberdade precoce ou puberdade precoce periférica - PPP - quando a via de estimulação é diferente da anterior). Esta caracterização da origem do processo que leva à puberdade assume enorme importância tanto sob o aspecto do diagnóstico propriamente dito quanto da conduta terapêutica e do prognóstico. Procure um profissional para um acompanhamento seguro! Agende já o seu exame!

?(34) 3210 2054
?(34) 99693 7937
?Av. Cipriano Del Fávero, 510 Centro, Uberlândia.

?
Outro ponto importante é a questão do estilo de vida e do estresse, que também podem afetar o sistema endocrinológico.


A aparência característica do hamartoma é uma massa séssil ou pedunculada, geralmente ligada ao hipotálamo posterior, entre o túber cinéreo e os corpos mamilares. [37]Mahachoklertwattana P, Kaplan SL, Grumbach MM. The luteinizing hormone-releasing hormone-secreting hypothalamic hamartoma is a congenital malformation: natural history. J Clin Endocrinol Metab. 1993 Jul;77(1):118-24. A menarca serve como evidência bem-definida e documentada de puberdade em meninas. Ela ocorre no estágio 4 da puberdade na maioria das meninas normais, dentro de 2-3 anos após o início do desenvolvimento mamário. Apesar de não ser o objetivo principal deste artigo, a compreensão da investigação laboratorial requer conhecimento do quadro etiológico da puberdade precoce e é com esta finalidade que apresentamos as principais causas de PPC e PPP. Ao redor de 70 a 95 das meninas com puberdade precoce não apresentam causa identificável, sendo, portanto, idiopáticas. No entanto, quando comparamos puberdades precoces de causas neurogênicas, a incidência em ambos os sexos é igual. Já no outro extremo (puberdade atrasada), dentre as formas constitucionais, há notável predomínio do sexo masculino (4,6). Dentre os meninos, 94 apresentam uma causa identificável para sua puberdade precoce, de modo que, diante de uma criança com PP, a procura etiológica sempre é mais intensa no sexo masculino (2).


Help us improve BMJ Best Practice

No entanto, a puberdade precoce na primeira infância, antes dos seis anos de idade, é mais comumente causada por tumores. O hipotireoidismo grave de longa duração pode resultar na elevação do hormônio estimulante da tireoide (TSH); se presente, o hormônio folículo-estimulante também poderá estar elevado (em decorrência de diversos mecanismos), causando desenvolvimento das mamas ou aumento testicular isolados sem outras características sexuais secundárias. Além disso, agentes do dia a dia relacionados à saúde física do pequeno não podem passar despercebido. O excesso de peso na infância pode levar a um avanço da idade óssea, com consequente antecipação da puberdade, exemplifica Lílian. Por isso, observe sempre os seguintes fatores: A secreção prematura de esteroides gonadais em crianças resulta no paradoxo da estatura alta na infância, causada por uma taxa de crescimento linear acelerada, e estatura normal ou baixa na vida adulta, em decorrência da fusão precoce das placas epifisárias. Pelos pubianos e axilares, acne e odor corporal se desenvolvem como resultado de androgênios secretados pela glândula adrenal e, em pacientes do sexo feminino, parcialmente pelo ovário. O surgimento dos pelos axilares geralmente ocorre no meio da puberdade.



O acompanhamento da criança verificando a progressão tanto dos caracteres sexuais secundários como da velocidade de crescimento em um período de, pelo menos, quatro meses é a melhor abordagem diagnóstica, esclarece Lília. A adolescência e a puberdade são períodos difíceis para os pais: de repente o corpo do filho começa a passar por uma série de mudanças e a mente não fica de fora do processo, resultando em atitudes que podem ser desafiadoras para a família. Mas e quando esse processo todo ainda por cima começa mais cedo? Utilizando-se RIE, tem-se demonstrado, em ambos os sexos, que os níveis médios de LH e FSH de 24h aumentam durante a puberdade, com aumento significante dos picos de LH (um marcador superior ao FSH, já que muitas meninas pré-púberes apresentam níveis elevados de FSH). Um pico máximo durante a noite superior a 12UI/L é detectável em 90 dos meninos em puberdade, sem falso-positivos. Os limites inferiores estão ao redor de 0,5 a 2UI/L para RIE e 0,1 a 0,5UI/L para IRMA. Os níveis diurnos basais determinados por RIE sobrepõem-se nos diferentes estádios puberais e não permitem a distinção entre as diferentes causas de puberdade precoce (1). Com o uso de ensaios mais sensíveis e específicos, a dosagem gonadotrófica em amostra isolada pode ser útil em certos casos: um nível de LH superior a 0,1UI/L usando ensaio de alta sensibilidade detecta PPC com 94 de sensibilidade e 88 de especificidade. Quando o nível de LH é superior a 0,3UI/L, a especificidade chega a 100, apesar de algumas crianças em início de puberdade poderem apresentar valores inferiores a 0,3UI/L (6).


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem