Arte abstrata: a ausência da relação direta com a realidade

Arte Abstrata: resumo, características e artistas - Sua Pesquisa


Esses especialistas argumentam que Whistler e Monet deram mais ênfase à sensação visual do que a representação de objetos.Ainda assim, poderíamos definitivamente dizer que, a partir dos anos 1910, a arte abstrata começou a atrair muitos olhares. Por outro lado, não podemos entender o surgimento da arte abstrata sem um determinado contexto histórico.Como outros especialistas argumentam,as suas origens podem ser encontradas no século XIX., nas obras de James McNeill Whistler e até mesmo de Claude Monet. Como o abstracionismo não tem compromisso em representar a realidade uma das suas características mais marcantes é ser um contraponto ao conceito de arte realista. Assim, as obras são mais conceituais e se afastam do que era conhecido como arte clássica.



Esse vídeo do Art Talks apresenta uma linha do tempo da história da arte, permitindo compreender como a arte abstrata se desenvolveu e se estabeleceu no campo da estética. É um comparativo entre a representação e o figurativo nas pinturas. Haviaduas eras de ouro da arte abstrata: a primeiraentre 1912 e 1925;a segundaentre 1947 e 1970. O que é em comum para esses períodos?A Grande Depressão das décadas de 1920 e 1930, a Primeira Guerra Mundial, os horrores da Segunda Guerra Mundial. Muitos abstracionistas tinham uma ligação com a música , considerando-a como objetivo de seu processo artístico particular, uma vez que a música produz um efeito estético por meio da abstração do som das notas musicais, que não imitam nenhuma realidade concreta.
Os abstracionistas procuraram deixar para trás o reino reconhecível das formas e buscar a arte pura . Em outras palavras, a arte abstrata utiliza formas e perspectivas que não são uma cópia da realidade , se regidas pelas regras do aparentemente lógico, mas são propostas obras mais livres e inovadoras, cuja interpretação fica a cargo do espectador.


Kandinsky, ao escrever um texto teórico em 1910 sobre o espiritual na arte, encontrou na abstração duas vertentes: a que dizia respeito à arte pictórica dos impressionistas e pós- impressionistas que desaguou no Fauvismo e no Cubismo e aquela trilhada pelos pintores simbolistas, responsável por levar a uma arte mais religiosa, tida como de necessidade interior. Para o artista russo, o caminho tomado pelos simbolistas era o mais importante, pois dizia respeito à qualidade essencial que impedia que a arte abstrata fosse desprovida de significado. Kandinsky buscava uma maneira de criar um quadro sem a presença de um objeto, mas que pudesse ser observado como algo mais, em vez de um mero desenho decorativo. Para que isso acontecesse, trabalhou em dois campos: tornou sua pintura abstrata de modo que todas as formas reconhecíveis nela presentes sumissem lentamente e deu à sua arte uma justificativa filosófica. Embora a arte abstrata tenha tido algum tipo de início semelhante com a arte da Pré-história, ela foi um tipo de arte que rompeu com o esquema da concepção da arte até aquele momento entendida como tal. Assim, ainda hoje, muitas pessoas se opõem à ideia da arte abstrata como expressão artística.



As origens da arte abstrata século 19 ou 20? - Por ser assim, outra característica da arte abstrata é liberdade, tanto para o artista quanto para o público, que tem liberdade para apreciar e interpretar a obra, sem compromissos com a realidade.


Características da arte abstrata

A denominação Arte Abstrata diz respeito, normalmente, a certas obras da pintura e escultura do século XX que não possuem função representativa ou simbólica, mas, ainda assim, não podem ser caracterizadas como simples desenhos, logo, não se trata de um estilo artístico isoladamente, sendo que alguns movimentos artísticos mais explícitos, como o Neoplasticismo e o Expressionismo abstrato foram definidos em termos estilísticos. Tanto na França quanto na Inglaterra, inúmeras gerações de pintores indagavam se era necessário tornar a pintura submissa à busca das aparências e, em razão disso, escolheram um mundo imaginário, mostrando, ainda na década de 1980, que a arte também era capaz de retratar sonhos e visões. A estética abstrata se desenvolveu principalmente na pintura. Valoriza a expressão do artista na execução e se preocupa em expressar o que não está visível, mas relacionado ao espírito e às emoções do espectador ao observar a obra. O estilo se abstém da realidade e da construção de uma narrativa histórica ou literária. Desenvolveu-se na Europa e, a partir dos anos de 1940, ganhou destaque nos Estados Unidos.


Historia da arte abstrata - O título da obra abstrata funciona como uma espécie de âncora . Desta forma, o título ajuda a entender o que o autor da obra queria representar. Em muitas obras o título é dispensado como forma de retirar referências à realidade.


Basta dar uma olhada em exposições, em leilões, feiras Diferentes formas de arte abstrata aparecem em toda parte, e é impossível seguir a arte contemporânea sem respeitar o importante lugar que as ideias abstratas têm no mundo das artes de hoje. Deparei-me com a pérola do blog Vírus da Arte. Venho respeitosamente cumprimentar e agradecer o rico acervo. Diante de tanto conhecimento estéril e passageiro é com muita alegria ver pessoas sérias, com sensibilidade para divulgar e ensinar desenvolver o gosto pela Arte. Gratidão pela oportunidade e vida longa ao blog. Meu abraço fraterno a todos que colaboram e que sustentam esse manancial de sensibilidade.
Gláucia Duarte Há um grande debate entre especialistas sobre quando a arte abstrata nasceu. A maioria deles argumenta que osanos 1910devem ser considerados como um período em que pode ser celebrado como seu nascimento. Ou para ser mais preciso, com a famosapintura deWassily Kandinsky,Picture of the Circle,de 1911. As obras podem ter elementos relacionados à emoção ou à intuição, como uma forma de liberdade de expressão do artista, sem necessidade de representação de uma figura e sem comprometimento em transmitir a realidade. Em muitas obras a representação é de um sentimento.


Mas seria o russo Vasili Kandinski quem estabeleceria as bases do abstracionismo como um movimento artístico coerente, moderno e internacional , por meio do que chamou de abstração lírica entre 1910 e 1912. Este estilo surgiu no início do século 20 e continua até hoje, tendo grandes expositores como os pintores Vasili Kandinski, Robert Deaunay, Kazmir Málevich, Piet Mondrian, Mark Rothko, Jackson Pollock, Jesús Soto, Carlos Cruz-Diez, Gerhard Richter ou Joan, eu pareço. Além disso, os escultores Marcel Duchamp, Aexander Calder e Jean Arp. Ainda que as ideias abstratas ganhassem vida no início do século XX, quando se buscava uma arte sem tema, as ideias abstratas não eram totalmente novas, uma vez que N. M. W. Turner em 1830 já mostrava sinais da arte abstracionista em suas composições de paisagens terrestres e marinhas. Por sua vez, os impressionistas, ao se distanciar do mundo físico, muitas vezes se aproximaram da abstração, como mostram as séries Ninfeias e Monte de Feno de Claude Monet. No que diz respeito às artes decorativas, os padrões abstratos sempre se fizeram presentes na cerâmica, na tapeçaria e nos móveis.


historia da arte abstrata


Para complementar sua leitura e estudo sobre a arte abstrata, separamos vídeos que vão te auxiliar a fixar as informações e as principais características desse estilo de arte tão complexo e subjetivo. Assista: No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Waldemar Cordeiro, Lígia Clark e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo. O uso de formas geométricas, linhas retas e curvas, e muitas cores também é bastante presente, principalmente na pintura. As formas são mais simples e o contraste, entre as cores, luzes e sombras é muito usado.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem