Como fazer a Conclusão de uma monografia? ABNT ou VANCOUVER ?

Como Citar Livros Traduzidos - Guia da Monografia


FERRARI, M. A. M. C.; MOREIRA, M. R.; VALDERRAMAS, Z. L. Manual de elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de curso TCC: segundo as normas ABNT e Vancouver. São Paulo: Biblioteca 24horas, 2015. Antes de começar o trabalho você precisa saber com quanto tempo pode contar. Além de evitar estresse desnecessário, você se organiza a ponto de ter a noção do tempo que pode despender em cada fase do projeto: pesquisa, elaboração do texto e formatação do trabalho, sem contar com as reuniões com o professor orientador. É de tal forma desenvolvida que a sua elaboração pode levar um ano e é considerada uma disciplina do curso. A monografia envolve muita pesquisa, que é justamente o que dá mais credibilidade ao trabalho, além de reuniões com o orientador.



Nem todas as pesquisas vão conseguir objetivamente o resultado esperado. Uma conclusão de trabalho desse tipo representa um mero número, dentro de uma imensidão de textos no trabalho acadêmico. Ela deve mostrar qual a contribuição daquela pesquisa para o universo acadêmico da disciplina ser abordada. As considerações finais servem para isso. Nesse sentido, a utilização de recursos digitais permite aos operários realizarem seu trabalho de forma mais rápida e eficiente. Além disso, diminui o tempo de espera dos corredores por uma hidratação e descanso adequados depois de uma longa corrida. Motivando as duas partes envolvidas no evento. Os jogos didáticos forneceram aos estudantes um ambiente enriquecedor e motivador que além de divertir, passou a ser visto como um promotor de aprendizagem, permitindo os alunos entender melhor alguns conceitos que antes não foram assimilados, tirar dúvidas, revisar e reforçar o que foi visto dentro da sala de aula. A única forma de aprimorar sua escrita e mandar bem na hora da prova é através da prática, sendo necessário aprender um pouco sobre o gênero textual com o qual você trabalhará para, então, colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Agora que você já sabe como finalizar uma redação.


O questionário com perguntas abertas conseguiu mostrar a situação dos empregados e dos corredores em relação a cada parte da atividade. Para mais, também foi evidenciado que os usuários em questão não têm muito conhecimento em informática, o que ajuda a justificar o fato de não terem buscado ainda por um meio mais fácil e rápido de facilitar o trabalho. Todavia contribuiu para a confecção do programa de uma forma a torná-lo acessível a todos. As considerações finais de um trabalho de conclusão de curso não são difíceis. O trabalho de conclusão de curso deve mostrar o resultado das pesquisas e tocar em todas as abordagens que foram apresentadas no texto. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como um software feito sob encomenda pode melhorar a apuração dos resultados das corridas feitas pela Secretaria de Esportes de São Mateus. Além disso, também permitiu uma pesquisa de campo para obter dados mais consistentes sobre as etapas do processo, parte mais demorada do processo, grau de conhecimento em informática dos profissionais que o utilizarão e etc. Prazo muito curto, recursos escassos, tema muito restritivo, esses são os principais motivos que levam o acadêmico a deixar interrogações para serem resolvidas por próximas gerações.


Como fazer a Conclusão de uma monografia? - Nesse contexto fica claro o porquê da linguagem na terceira pessoa. Para mais, é preciso que todos os dados contidos nele estejam no desenvolvimento não podendo colocar nem um tipo de fonte terceirizada, tudo deve ser estar contido no trabalho escrito pelo aluno.


É claro que no fim você terá algo muito diferente, afinal à medida que desenvolve a sua pesquisa vai descobrindo coisas novas e sentindo a necessidade de falar sobre algo que não pensava em falar (nunca esquecendo da delimitação do tema, claro!). O índice do trabalho somente fica pronto no fim, isto é apenas uma espécie de bússola. A NBR 14724 é a norma da ABNT que especifica as exigências para os trabalhos acadêmicos, considerando os elementos pré-textuais (que antecedem o trabalho em si), textuais (o trabalho em si) e pós-textuais (os que são complementos do trabalho). O objetivo dessa parte do trabalho é mostrar seriedade e finalizar o texto. Sob o ponto de e vista da conveniência, é importante apontar para o texto na terceira pessoa. Trata-se de uma saída estilística adequada e interessante. Mesmo que não seja sua intenção copiar o texto de ninguém, é importante lembrar que as citações (que dão mais credibilidade ao seu trabalho) podem ser consideradas plágios se você não as fizer de forma correta, ou seja, sem identificar que aquela ideia que você citou não é sua. Para o nome do tradutor será necessário que você abra a aba para mostrar todos os campos bibliográficos. Na aba tradutor você colocara o nome do mesmo, seguindo a ordem de sobrenome, nome e segundo nome.


Dicas finais para uma boa avaliação, com coesão e coerência

Como fazer uma boa conclusão de monografia - Para confeccionar algo assim tão importante é preciso seguir uma estrutura onde a falta de uma das partes pode ocasionar em críticas da banca avaliadora. Aqueles que o fazem, ficam mortalmente recebendo críticas e até reprovam.


Diferenciação entre conclusão e considerações finais

As considerações finais do trabalho de conclusão de curso servem também para demonstrar ao seu pesquisador que se atingiram os seus objetivos fazendo a pesquisa. Não é muito comum usar citação ABNT nesta parte do trabalho. O primeiro passo para iniciar uma conclusão, é entender conceitos básicos que devem ser aplicados nesse tipo de texto, ainda que alguns sejam universais e devam ser utilizados em qualquer tipo de conclusão textual. Inclusive, a própria ABNT não estabelece uma estrutura obrigatória para o paper. Então, cada formato de paper atende aos objetivos e às metodologias específicas da instituição de ensino ou da revista científica. É importante saber como fazer as coisas para desde o início seguir as regras. No caso das citações, por exemplo, fazer tudo para somente no final colocar de acordo com as exigências pode ser muito trabalhoso, além do risco que você corre de deixar passar algo despercebido. No passo seguinte, todos os recursos utilizados devem ser listados, sejam eles: livros, testes, softwares, questionários, equipamentos. Se forem muitos, cada um pode ser colocado em um parágrafo diferente. Essa limitação é relevante e tem o objetivo de não fazer com que se torne uma pesquisa que se aprisionou na conclusão de curso.


Nessa altura, vale a pena pensar fazer um balanço entre o tema e o orientador que esteja mais voltado para ele. A relação com o orientador também deve ser levada em conta pelo simples fato de ser mais prazeroso trabalhar com alguém com quem temos alguma afinidade. As normas referentes à apresentação do trabalho (o que deve conter na capa e no sumário, por exemplo) você pode deixar para o fim, momento em que finalmente dirá: A tese está pronta! Vamos aos pormenores. Uma das formas de começar uma conclusão é utilizando palavras e expressões que darão a ideia de finalização e que, somadas ao fechamento das ideias desenvolvidas no texto, constituirão uma conclusão sucinta e objetiva. Veja abaixo uma lista de frases e palavras para começar uma conclusão: Apesar de uma parcela significativa de alunos acreditar que a conclusão de um trabalho é a parte utilizada para simplesmente escrever sobre o que ele aprendeu e encher linguiça, na verdade, ele está cometendo os mesmos erros de muitos desavisados, pois a conclusão é um capítulo tão importante quanto qualquer outro.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem